quinta-feira, 19 de novembro de 2009

2º Tema de vida “Jogos Tradicionais”

A Evolução dos Tempos

No dia 17 de Julho do ano corrente, o Grupo de Formandos do Curso EFA- B3 de Pastelaria/Panificação levou a efeito o 2º Tema de Vida, relacionado com a evolução dos tempos, onde procurámos demonstrar como o tempo evoluiu ao longo dos anos, tendo em conta as mudanças no seio familiar, tais como a forma de educar, o modo de trajar, os hábitos alimentares e procurando retratar como se brincava e como se brinca actualmente.
Para alcançarmos o nosso objectivo, socorremo-nos da memória dos nossos avós e, actualmente, dos nossos filhos para mostrar aos mais novos como se brincava e fizemos recordar aos mais velhos a infância já esquecida.
Para levar a efeito este evento, tivemos as ajudas preciosas dos nossos Formadores e do Centro de Acolhimento Temporário “Mãos Abertas”, que nos facultou o espaço a fim de o realizarmos.
Iniciámos, então, esta actividade com um desfile etnográfico, com trajes que se inseriam desde a década de 20 até aos tempos actuais, com o objectivo de mostrar aos presentes a evolução da forma de trajar.

















Antecipadamente, convidámos as Unidades de Jardins de Infância do Concelho e foi com grado prazer que recebemos as crianças vindas do Patronato “A Nossa Casa”, de Gouveia, da Escola de Figueiró da Serra e da Unidade de Apoio à Infância de Moimenta da Serra, com as suas crianças inscritas no programa “Férias em Movimento”.
Organizámos diversos jogos onde demos a conhecer alguns jogos antigos, como o “Jogo do Arco”, “Jogo da Macaca”, “Jogo do Pião” e, para fazer o contraste entre jogos de antigamente e os de agora, introduzimos, então, “Jogos Matemáticos” e “Jogos Interactivos”.



















Quisemos abranger o público em geral e, para isso, tivemos a ajuda preciosa da Imprensa Local, mais propriamente do “Notícias de Gouveia” que, gratuitamente, publicou o programa das várias actividades agendadas para esse dia e um artigo redigido pelo grupo de Formandos em conjunto com a Formadora da área de Cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário