terça-feira, 24 de novembro de 2009

2º Tema de Vida "Jogos Tradicionais" - Continuação

Uma vez que frequentamos o Curso de Pastelaria/Panificação, terminámos esta actividade com “Chave D’Ouro”, oferecendo aos presentes um lauto e elaborado lanche, por nós confeccionado, mostrando assim os nossos saberes, o que nos deixou orgulhosos e pôde ser observado pela reacção dos presentes, o quanto apreciaram as nossas iguarias.





Em seguida, apresentamos as receitas de alguns “mimos” com que presenteámos os nossos convidados.


Este evento excedeu, em larga escala, as nossas expectativas. Vimos a alegria estampada no rosto das crianças e uma lágrima de saudade no olhar dos nossos idosos, que nos acompanharam neste dia de jogos e alegria que, para nós, foi o culminar de uma experiência única.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

2º Tema de vida “Jogos Tradicionais”

A Evolução dos Tempos

No dia 17 de Julho do ano corrente, o Grupo de Formandos do Curso EFA- B3 de Pastelaria/Panificação levou a efeito o 2º Tema de Vida, relacionado com a evolução dos tempos, onde procurámos demonstrar como o tempo evoluiu ao longo dos anos, tendo em conta as mudanças no seio familiar, tais como a forma de educar, o modo de trajar, os hábitos alimentares e procurando retratar como se brincava e como se brinca actualmente.
Para alcançarmos o nosso objectivo, socorremo-nos da memória dos nossos avós e, actualmente, dos nossos filhos para mostrar aos mais novos como se brincava e fizemos recordar aos mais velhos a infância já esquecida.
Para levar a efeito este evento, tivemos as ajudas preciosas dos nossos Formadores e do Centro de Acolhimento Temporário “Mãos Abertas”, que nos facultou o espaço a fim de o realizarmos.
Iniciámos, então, esta actividade com um desfile etnográfico, com trajes que se inseriam desde a década de 20 até aos tempos actuais, com o objectivo de mostrar aos presentes a evolução da forma de trajar.

















Antecipadamente, convidámos as Unidades de Jardins de Infância do Concelho e foi com grado prazer que recebemos as crianças vindas do Patronato “A Nossa Casa”, de Gouveia, da Escola de Figueiró da Serra e da Unidade de Apoio à Infância de Moimenta da Serra, com as suas crianças inscritas no programa “Férias em Movimento”.
Organizámos diversos jogos onde demos a conhecer alguns jogos antigos, como o “Jogo do Arco”, “Jogo da Macaca”, “Jogo do Pião” e, para fazer o contraste entre jogos de antigamente e os de agora, introduzimos, então, “Jogos Matemáticos” e “Jogos Interactivos”.



















Quisemos abranger o público em geral e, para isso, tivemos a ajuda preciosa da Imprensa Local, mais propriamente do “Notícias de Gouveia” que, gratuitamente, publicou o programa das várias actividades agendadas para esse dia e um artigo redigido pelo grupo de Formandos em conjunto com a Formadora da área de Cidadania.

sopas

País - Festival das sopas agrada a todos - RTP Noticias, Vídeo

País - Festival das sopas agrada a todos - RTP Noticias, Vídeo

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Actividades

No dia 28 de Janeiro de 2009, fomos assistir ao Seminário “À Espera de uma Decisão”, no Cineteatro de Gouveia, acompanhados pela nossa Mediadora, Dr.ª Guiomar Tenrreiro.
A sessão abordava a temática da criança em risco e o processo de adopção das mesmas, quemuitas vezes se prolonga ao do tempo, chegando a existir situações de maior procura de crianças para adoptar do que propriamente crianças disponíveis até, por exemplo, aos seis anos de idade. Por outro lado, pudemos testemunhar a existência, cada vez mais, de casos de crianças em risco e a frequentarem instituições de acolhimento temporário.
A sessão contou com a intervenção do Dr. Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em risco, Dr.ª Maria Joaquina Madeira, a Provedora da Casa Pia, Dr. Luís Vilas Boas, Fundador do Refúgio Aboim Ascenção e a Sra. Dr.ª Margarida Pinto Correia, representante da Fundação Gil. A nível local contámos com a intervenção do Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Álvaro Amaro, o responsável pelo projecto” Mãos Abertas” Sr. Dr. Rui Reis, e da Dr.ª Cláudia Peixoto, como advogada do projecto” Mãos Abertas” e que, simultaneamente, assumiu o papel de mediadora da sessão, entre outros ilustres participantes.

Actividades


No dia 22 Novembro de 2008, participámos na actividade integradora do Curso EFA B3 “Pavimentos e Arruamentos”, intitulada “Acidentes de Trabalho”, realizada na Junta de Freguesia de Moimenta da Serra, onde foi feita uma demonstração de Equipamentos de Segurança no trabalho, por um técnico especializado na área.

O nosso blogue

Apresentação do grupo Curso:

Somos um grupo de 12 formandos a frequentar o curso EFA-B3 de Pastelaria e Panificação, nas
Instalações da Fundação D. Laura dos Santos, em Moimenta da Serra.

O objectivo do Curso é obter uma dupla qualificação, profissional e escolar.

A curso encontra-se a decorrer de 17/11/2008 a 27/01/2010 no total de 1935 horas, divididas em formação cientifica, tecnológica, formação sociocultural e formação em contexto real de trabalho.
A criação deste blogue surge no sentido de divulgarmos os trabalhos efectuados ao longo do curso, de forma a podermos, nesta fase final, reflectir sobre o nosso percurso e para podermos divulgar algumas das etapas por que passámos ao longo do percurso de formação.
Na área profissionalizante aprendemos várias técnicas de pastelaria: a confecção de salgados, massas bases, pastelaria conventual e sobremesas. No módulo de panificação aprendemos várias técnicas de trabalhar com massas para o fabrico de vários tipos de pães. De acordo com aquilo que aprendemos, vamos apresentar algumas das receitas que nós consideramos mais marcantes ao longo do nosso percurso de formação na área técnica do curso.

Assim, salientaremos algumas das receitas abordadas:

terça-feira, 17 de novembro de 2009

1º Tema de vida

No âmbito do nosso tema de vida abordamos o turismo no concelho de Manteigas, com o objectivo de dar a conhecer o seu turismo, assim como a população, usos e costumes.
Manteiga é um povoado de origem remota, vinda do Império Romano.
Situada em pleno coração da Serra da Estrela, a 700m de altitude, está incluída no Parque Natural da Serra da Estrela.
É o concelho mais pequeno do distrito da Guarda, com 4 freguesias, Sameiro, Sta. Maria, S. Pedro e Vale de Amoreira, delimitado pelos concelhos da Guarda, Covilhã, Gouveia e Seia.
Uma zona privilegiada a nível ecológico e paisagístico, deslumbra os visitantes.
O vale do Zêzere, as zonas florestais e o vale Glaciar são as principais atracções turísticas.
Manteigas é, também, uma zona pastorícia, onde podemos encontrar o maior amigo do homem, neste caso o tão conhecido cão da Serra da Estrela.
Em consequência da actividade pastorícia, predomina o queijo da Serra e o artesanato.
Dentro deste tema, procedemos a uma apresentação breve da zona de Manteigas, onde abordamos alguns dados estatísticos relacionados com o emprego e população, que podem ser analisados no vídeo que se segue…















Decidimos representar este tema com fantoches, os quais foram feitos por nós e vestidos com trajes tradicionais de Manteigas, consoante as suas profissões mais típicas, que são o Pastor, a Ceifeira, o Moleiro e a Padeira.





















amigas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Parabéns! meninas